Saiba como controlar o odor na indústria de papel e celulose
- Alex Eduardo
- 8 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
O Brasil é um grande produtor de papel e celulose, principalmente de fibra curta de eucalipto. Nosso país possui fábricas modernas e bem equipadas, que estão em contínua busca por avanços tecnológicos que promovam a sustentabilidade e a melhoria dos processos. Entretanto, a indústria de papel e celulose é conhecida também pelos grandes impactos ambientais gerados no processo, como a geração de resíduos industriais, a grande quantidade de água necessária e, principalmente, pelo odor emitido na fabricação; esse último considerado um problema de ordem social histórico, já que afeta diretamente as populações no entorno da indústria.
No post de hoje, esclarecemos por que a indústria de papel e celulose produz odores e listamos algumas alternativas de tratamento. Confira como controlar o odor na indústria de papel e celulose:
De onde vêm os odores da indústria de papel e celulose?
A maior parte dos maus odores gerados durante o processo de produção de papel e celulose provém dos compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) sintetizados espontaneamente durante a remoção da lignina, pelo processo denominado kraft.
Além disso, durante o estágio de branqueamento são utilizados cloro e hipoclorito de sódio, que acabam reagindo com a lignina residual, formando compostos organoclorados, não biodegradáveis e potencialmente cancerígenos, muitos deles voláteis.
Quais as consequências do não-monitoramento da emissão de odores?
Os maus odores da indústria de papel e celulose são causados por substâncias voláteis e partículas em suspensão. Esse material, quando não monitorado adequadamente, pode causar grandes impactos ambientais e afetar a população que vive no entorno das indústrias.
Os compostos sulfurados emitidos, quando aspirados em grandes quantidades, podem levar ao desencadeamento de problemas respiratórios e até mesmo à morte de animais e pessoas.
Além disso, a emissão de odores e seus impactos são fiscalizados pelos órgãos ambientais, e devem seguir a legislação ambiental vigente, sob pena de multa e até mesmo fechamento da indústria em caso de não cumprimento das medidas previstas em lei. Por isso, é extremamente importante que as emissões gasosas das indústrias de papel e celulose sejam continuamente monitoradas e controladas.
Como controlar o odor?
Devido a impossibilidades tecnológicas, a eliminação total de odores da indústria de papel e celulose é tecnicamente impossível. Existem, porém, algumas alternativas viáveis que ajudam a controlar o mau odor proveniente dos processos:
Substituição do processo kraft pelo processo soda
O processo de extração da lignina que utiliza compostos sulfurados, chamado de kraft, pode ser substituído pelo processo soda, que utiliza outras matérias-primas para a retirada da lignina da madeira.
Tal substituição diminui sobremaneira os odores gerados durante esse processo, mas a metodologia também carece de aprimoramento, já que o processo soda possui baixo rendimento e gera polpa celulósica de qualidade inferior ao processo kraft.
Neutralização de gases e compostos orgânicos voláteis
Uma solução bastante eficaz e que não interfere no processo industrial propriamente dito é a instalação de neutralizadores de gases e compostos orgânicos voláteis gerados na indústria.
A linha Gas Solution foi desenvolvida justamente com o objetivo de neutralizar odores de indústrias como curtumes, abatedouros e de papel e celulose. Fabricado à base de óleos essenciais 100% naturais, os neutralizadores possuem aprovação na ANVISA e são capazes de neutralizar os odores através da atração dos gases em suspensão e posterior transformação dos mesmos em compostos inofensivos e inodoros.
O sistema é totalmente automatizado, sem a necessidade de grandes mudanças na estrutura da indústria, o que permite a instalação sem que haja perda de produtividade. Além disso, seu custo de instalação e manutenção é bastante inferior às demais tecnologias para neutralização de odores industriais disponíveis no mercado.
Ao adquirir um sistema de neutralização de odores como o Gas Solution, indústrias de papel e celulose podem se adequar corretamente às demandas ambientais do mundo corporativo.
Esse post foi útil para você? Comente abaixo e compartilhe com a gente!
Restou alguma dúvida?
Comments